O principal  fator  de  risco para  as  quedas  na terceira  idade é  o próprio envelhecimento que leva a perda  de  massa  muscular, ao desequilíbrio, aumenta a ocorrência  de  distúrbios  visuais, auditivos e de marcha. As quedas  levam frequentemente as fraturas que geram imobilidade, alterações psicológicas, baixa estima,  piora  da  qualidade  de vida  e perda  da  autonomia até  para  as atividades da  vida  diária.

  A seguir  listamos as principais  medidas para  prevenir  as  quedas  em pacientes  idosos:

1 – praticar  atividade física  como  caminhadas  e  tai chi chuan  para  fortalecimento muscular  e  melhora  do equilíbrio.

2 – ter  uma  alimentação  rica em cálcio, vitamina D  e  pegar  sol  por  cerca de  15 minutos  3  vezes  por  semana  entre 10:00 e  15:00 horas deixando alguma parte do corpo  exposta  sem protetor solar.

3 – usar sapatos  fechados bem adaptados aos pés e com sola anti-derrapante.

4 – não usar  roupas  compridas para  evitar  tropeços.

5 – corrigir  as  alterações  visuais e  auditivas.

6 – atenção  com uso de vários  remédios  principalmente  os psicoativos.

7 – manter uma boa iluminação da casa e deixar uma luz acesa no quarto  durante a noite.

8 – colocar barras de segurança principalmente  em banheiros  e cozinhas.

9 – retirar tapetes, vasos, mesinhas  e  fios que atrapalham  a  livre  movimentação.

Autora: Dra. Isabel Bordallo