Prezados sócios

É com muita satisfação, e até mesmo um indisfarçável orgulho, que relembramos vocês da proximidade do SBR2018, maior evento da reumatologia nacional, que acontecerá aqui no Complexo Windsor Barra entre 5 e 8 de setembro deste ano.

Os últimos detalhes da programação científica foram finalizados na semana passada. Fizemos uma revisão minuciosa para que a mesma ficasse ainda mais atrativa e dinâmica.

Nossa Comissão Científica vem trabalhando com afinco há cerca de um ano, principalmente nos últimos três meses, para proporcionar a todos uma oportunidade ímpar para atualização e troca de experiências.

Uma das nossas marcas será a valorização das discussões com a plateia nas mesas redondas: reservamos 30 minutos de discussão para a maioria das mesas redondas, mantendo em algumas, com convidados internacionais, pelo menos 10 minutos para essas discussões. Para evitar atrasos, permitir os deslocamentos para as diferentes salas e facilitar o congraçamento entre os congressistas, colocamos sempre 30 minutos de intervalo entre as atividades. Na grande maioria das vezes, cada sala ficará destinada a um tema, de forma que os congressistas que quiserem assistir palestras de um único tema minimizarão suas necessidades de deslocamentos, facilitando essa logística.

Teremos no SBR2018 um total de 231 atividades nos quatro dias, 207 nacionais e 24 internacionais, além das 27 sessões da Lupus Academy, evento internacional que pela primeira vez ocorrerá em paralelo com o nosso evento. Teremos um total de 88 aulas distribuídas nos Cursos Pré-Congresso:  Atualização para Reumatologistas, Imagem em Reumatologia Pediátrica, Dor para Reumatologistas, Reabilitação, Imagem, Leitura Crítica de Artigos e, pela primeira vez o Curso de Centro de Terapia Assistida, além do Curso da ABRASSO, Curso de Reumatologia para Médicos de Família, Cursos de Ultrassonografia e de Infiltração, além do Curso de Imunologia do renomado Professor Abul Abbas, referência internacional do assunto e autor do principal livro texto de imunologia utilizado por nós.

Para realização dessas atividades, convidamos 407 pessoas entre palestrantes, moderadores e presidentes de mesas, dos quais 32 são renomados pesquisadores internacionais, de 12 países.

Fomos ousados e procuramos inovar em vários aspectos, porém sem abrir mão da cobertura dos temas tradicionais da nossa especialidade. Destacamos como inovações as mesas de “Inflammaging e síndrome da fragilidade”, “Aconselhamento de carreira”, “Inovações tecnológicas”, “Vacinas – Aspectos polêmicos”, “Exercícios”, “Práticas integrativas”, “Interface da reumatologia com a nefrologia”, “Medicina e espiritualidade” e a conferência “Rheumatology 4.0: Big Data, Wearables and Diagnosis by Computer” (baseada em artigo publicado recentemente sobre o tema no conceituado periódico Annals of Rheumatic Diseases), que será ministrada pelo Professor Gerd Burmester da Charité University of Medicine de Berlim.

Implementamos também duas novidades no formato das sessões: i) para otimizar a interação com os colegas da Reumatopediatria, sempre que possível, os temas comuns com essa especialidade como artrite reumatoide/AIJ, espondiloartrites, miopatias inflamatórias, esclerose sistêmica e vasculites serão abordados em uma mesma mesa, com palestrantes especialistas em adultos e em crianças e, ii) para prestigiar os temas livres, selecionamos 15 temas livres para serem apresentados intercalados com os palestrantes em mesas redondas que abordem os assuntos de ambos.

Para divulgação da nossa produção científica, serão apresentados 513 pôsteres em duas sessões (em dois dias) e 69 temas livres em 10 sessões.

Mantendo a tradição da nossa reumatologia carioca, incluímos duas sessões de “Clube do Reumatismo” com três casos cada.

Ninguém faz nada sozinho. Apesar de obviamente sermos nós que estivemos na “linha de frente” do SBR2018, desde já agradecemos a colaboração e sugestões dos Presidentes e Diretores Científicos da SBR e SRRJ, bem como de vários colegas do Rio de Janeiro e de todo o país. Procuramos, dentro do possível, conhecer e atender sugestões dos sócios da SRRJ e dos membros das comissões da SBR.

Além da programação científica, destacamos o fato de que nossa Diretoria Executiva elaborou uma programação social excelente, ressaltando a festa de encerramento que acontecerá no sábado, no próprio hotel do congresso, após o encerramento do mesmo. Esperamos também que as belezas naturais da nossa Cidade Maravilhosa e a nossa hospitalidade auxiliem a tornar esses quatro dias muito agradáveis para todos.

Contamos com a participação de todos em setembro!

 

Carlos Augusto Ferreira de Andrade

Diretor Científico do SBR2018