Nem só de juntas vive a Reumatologia….

Esta semana, em reuniões preparatórias para o Congresso Brasileiro, discutíamos o uso de palavras que na verdade ainda não constam nos Dicionários Médicos, mas são de uso corriqueiro, e facilitam o entendimento das situações clínicas com maior rapidez. Algumas são abreviações que viraram palavras, outras são americanismos, mas uma palavra que nos encafifou foi “Junta”.  Muito utilizada em diversos países de língua portuguesa, no Brasil sofre certo preconceito e tendemos a utilizar Articulação. Mas tem igual significado.

Essa discussão demonstrou o apreço que a maioria dos reumatologistas tem pela Língua Portuguesa, fato que se observa até mesmo na qualidade dos textos que utilizamos no WhatsApp. Mesmo quando a discussão é sobre Futebol é feita em alto nível, rs.

Tal é este apreço, que muitos colegas cariocas são escritores, em Prosa e Poesia, sendo o Prof. Hilton Seda o nosso ícone atual. Mas surgem novos talentos, e desta vez a Reumatologia carioca, quiçá Brasileira, esteve representada pela primeira vez na Feira Literária Internacional de Paraty, FLIP, com o lançamento do livro “Saiba mais sobre Reumatismo”, de nosso querido Luiz Octávio Dias D’Almeida.

O livro versa sobre 105 perguntas e respostas, voltadas para o público leigo, com uma abordagem ampla dos temas da especialidade, com o prefácio da Presidente da SRRJ, seguido de um tocante poema sobre a Dor. Leitura fácil, agradável e rápida, acertou em cheio o gosto dos pacientes reumatológicos. Poderá ser adquirido durante o SBR2018, na sala da SRRJ, com direito a autógrafo!

Parabéns, Luiz Octávio, esperamos que esta seja a primeira de muitas FLIPS em sua vida!

 

Selma Merenlender

Presidente SRRJ biênio 2017/2018.