Muitas vezes as pessoas se confundem com esses termos, e trocam as bolas em informações importantes para o seu médico. Como são bem parecidos e geralmente um está ligado ao outro, isso é comum, mas nem sempre essas palavras querem dizer a mesma coisa.

Inflamação é um tipo de reação do organismo a algo que não está indo bem no corpo, e isso pode ocorrer por vários motivos, como traumatismos, doenças autoimunes, e mesmo agentes infecciosos.

A infecção ocorre quando um agente externo (vírus, bactéria, fungos e outros microorganismos) entra em contato com o nosso corpo e provoca uma doença, o que geralmente ocorre envolvendo um processo inflamatório.

Ficou confuso? Vamos a um exemplo prático: não adianta tratar uma infecção causada por uma bactéria, como uma amigdalite, por exemplo, com um anti-inflamatório. Nesses casos é necessário um antibiótico para resolver o problema. Mesmo que a amigdalite seja uma “inflamação” na garganta, ela é provocada por uma “infecção”, e necessita de tratamento específico. Tomar remédios por conta própria ou não indicados por médicos pode prejudicar muito a sua saúde!

Autora: Dra. Ingrid Bandeira Moss
Reumatologista da SRRJ