De 4 a 7 de setembro teremos o Congresso Brasileiro de Reumatologia em Fortaleza. O evento será realizado no Centro de Eventos do Ceará, que fica um pouco afastado da área turística (a mais ou menos 25 minutos da Praia de Iracema). Até existem hotéis relativamente próximos, mas não os recomendo, por ficarem fora da área turística.

Bem, o importante no momento é fazer a inscrição e já conferir com a agência oficial os valores dos hotéis. Sugiro que hospedagem na Praia do Meireles, bem central para tudo e estratégica para bons restaurantes. Como Fortaleza sempre é muito procurada, recomendo também a emissão urgente do aéreo, especialmente por estarmos a dois meses do congresso.

Lembro também que a festa de encerramento será na noite do dia 7; logo, reserve o vôo de volta para o domingo, dia 8. Isso, é claro, se você não puder dar aquela tradicional esticadinha! E motivos não faltam para isso.

Para começar, setembro em Fortaleza é uma delícia! O tempo normalmente é bem seco, com pouquíssima chuva, o que é perfeito para explorar as praias da capital e do interior do estado. Na capital, vale conhecer a Praia do Futuro e explorar suas diversas barracas, como a famosa Chico do Caranguejo, onde você pode provar o… adivinhe! Na Praia de Iracema o interessante é caminhar e experimentar os bares e restaurantes, onde a vida noturna é bem agitada. Ali pertinho, um programa imperdível é visitar o Centro Cultural Dragão do Mar e visitar uma de suas exposições, além de conhecer sua arrojada arquitetura. O centro também é lugar de cinema e teatro, inclusive infantil. Vai viajar com crianças? Não deixe de consultar a programação em dragaodomar.org.br.

Mas o grande barato de Fortaleza é mesmo explorar os passeios de praia, como Cumbuco (passeios de bugre, jangada, esquibunda e uma praia bem relax), Morro Branco (labirinto de falésias com areias coloridas, lagoas e encontro do rio com o mar) e Canoa Quebrada (passeio de bugre, vôo de parapente e um centrinho agitado). Outra boa opção, especialmente para quem viaja com crianças, é visitar o Beach Park, o melhor parque aquático do país. Inclusive, para que você tenha mais conforto, recomendo que se hospede pelo menos por duas noites em um dos seus resorts para que possa curtir melhor o parque e a bela praia anexa.

Querendo explorar mais ainda? Programe uma extensão a Jericoacoara. O lugar é incrível. Praias lindas, dunas enormes, lagoas paradisíacas, restaurantes deliciosos e muitos passeios gostosos de bugre. De quebra, um pôr do sol inacreditavelmente belo, nas dunas ou na Pedra Furada, um dos passeios mais conhecidos. E você pode voltar de avião. Dá para voar para Fortaleza na ida, subir até Jeri – como é conhecida – de ônibus ou carro 4×4 (tem um passeio maravilhoso, que vai pelo litoral) e, ao final, voltar de avião sem precisar retornar a Fortaleza. Bom demais!

O Ceará é um espetáculo que merece ser muito bem apreciado. Se você é um dos felizardos que pode dispor de um pouco de tempo além do congresso, não deixe de conferir. Quer mais detalhes ou algum tipo de auxílio para o seu roteiro? Fale com a Kind, será um prazer te ajudar. Grande abraço!

 

Autor: Claudio Pacheco

Claudio Pacheco é sócio-diretor da Kind Tours, agência carioca especializada na criação de roteiros personalizados. A Kind presta todos os serviços turísticos, tais como pesquisa e monitoramento de tarifas aéreas, emissões nacionais e internacionais, curadoria de hotéis e restaurantes, aluguel de automóveis, venda de ingressos, assistência viagem e montagem de grupos temáticos enogastronômicos e esportivos. Atualmente é também a agência exclusiva da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro.

Contatos: telefone e WhatsApp.: (21) 99977-5188 ou e-mail: claudio@kindtours.com.br