Caramba, finalmente chegou.

 

O maior evento da reumatologia fluminense aconteceu no moderno hotel Prodigy, localizado em anexo ao aeroporto Santos Dumont, com acesso muito fácil, seja para cariocas, médicos do interior do Rio de Janeiro ou mesmo para aqueles que vieram de outros estados.

A diretoria científica optou por abordar dois excelentes temas, com foco nas espondiloartrites no dia 19 (sexta-feira) e na reumatogeriatria no dia 20 (sábado). Para tal, contamos com o apoio da SBR, da BRASOS (Brazilian Society of Osteoporosis, Osteoarthritis and Sarcopenia), da SBGG-RJ (Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia – Rio de Janeiro), e da SMEERJ (Sociedade de Medicina do Exercício e do Esporte do Rio de Janeiro), com o intuito de abordar de forma multidisciplinar e com diferentes pontos de vista os temas acima. Faço questão de destacar o patrocínio das seguintes indústrias farmacêuticas: Abbvie, GSK, Janssen, Novartis, Pfizer e Roche, que sem dúvida foi fundamental para o sucesso do evento. Lembro ainda o trabalho incrível do Claudio da Kind Tours e a equipe da Embrasom.

No primeiro dia tivemos um foco intensivo nas espondiloartrites. Iniciamos com uma mesa voltada para as manifestações clínicas, diagnóstico e tratamento das entesites, com o objetivo de orientar e atualizar nossos associados sobre quais as melhores práticas para abordar essa manifestação. As exposições foram seguidas de rica discussão sobre a dificuldade em diferenciar entesites de origem mecânica e inflamatória.

Nas mesas seguintes, abordamos as manifestações extra-articulares, em especial o envolvimento cutâneo, oftalmológico e intestinal das espondiloartrite, além de situações desafiadoras como as neoplasias, a gestação, o envolvimento cardiovascular e o acometimento juvenil, explorando a dificuldade diagnóstica e a abordagem terapêutica atual.

Ainda nesse dia, tivemos duas conferências que gostaria de destacar. A primeira com o professor Percival Sampaio, sobre bioma e aspectos genéticos, e a segunda, com o nosso convidado internacional e membro do ASAS, o português Fernando Pimentel, sobre as novas evidências no manejo das espondiloartrites axiais. Realmente palestras excepcionais.

Dando continuidade, tivemos no segundo dia do Reumario uma programação muito rica com a participação conjunta de médicos do esporte e exercício, geriatras e reumatologistas. A primeira mesa do dia abordou o aparecimento tardio (ou na terceira idade) das nossas doenças inflamatórias (lúpus, artrite psoriásica, artrite reumatoide e polimialgia reumática). Discutimos, ainda, doenças de alta prevalência nos idosos (fibromialgia, artropatia por cristais, osteoporose e osteoartrite) e cuidados especiais que devemos ter com essa população (vacinação nos idosos e triagem neoplásica). Realizamos, tal como no primeiro dia, duas conferências. A primeira sobre envelhecimento saudável com o médico do exercício João Felipe Franca, que nos presenteou com uma minuciosa explanação sobre as últimas publicações relacionando o impacto da atividade física na prevenção e tratamento de doenças, assim como a avaliação de aptidão física e orientações nutricionais. Na segunda, o geriatra e pesquisador Virgilio Garcia Moreira esbanjou didática e qualificação técnica em uma ampla conceituação da complexa síndrome de fragilidade. Para finalizar, na última mesa do Reumario, nossas queridas Marianas (Schaefers e Alves) falaram sobre como imunossuprimir e quais os cuidados especiais devemos ter nos pacientes idosos (respectivamente).

O encerramento foi especial. As mulheres da diretoria 2019/20 foram surpreendidas com uma justíssima homenagem. São elas: Dras. Debora Aguiar, Morgana Gazzeta, Marina Porangaba, Mirhelen Abreu e Ingrid Moss, além da Dra. Mariana Schaefers (representando todos os palestrantes) e a secretária da SRRJ, Adriana Queiroz.

Terminamos o dia com uma sensação de dever cumprido. O empenho e rigor de toda organização do evento culminaram com um atraso de apenas quinze minutos em relação à hora prevista para encerramento na sexta-feira e, vinte minutos no sábado. Totalizamos 288 inscritos, com 177 participantes na sexta-feira e 198 participantes no sábado. Em nome de toda a diretoria, aproveito para agradecer a participação de todos, os elogios e as mensagens de carinho.

 

 

 

Grandes abraços, e espero todos na próxima quinta-feira, no nosso “Bat-horário” e “Bat-lugar” do Clube do Reumatismo, lembrando que teremos assembleia extraordinária.

 

Dante Bianchi

Presidente da SRRJ

Biênio 2019/2020