Coluna do Assessor de Imprensa
Se você for dar uma entrevista ao vivo, sempre aguardar o entrevistador retirar o fone do ouvido por completo antes de desarmar sua postura, pois muitas vezes a transmissão pode ainda estar sendo realizada, mesmo que sem o som. Não deixe crachás, óculos, canetas, nada pendurado nem visível em bolsos superiores que apareçam no vídeo pois poluem a imagem. Olhe sempre para o entrevistador e evite olhar para a câmera. Aja naturalmente, não olhe para o chão ou os sapatos, e tente manter o seu foco no entrevistador. Evite gaguejar, tente falar mais pausadamente e evite gírias e maneirismos como né, né.
Nem a televisão nem o rádio mandam previamente as perguntas que serão feitas. Mandam a pauta de entrevista e procure estudar o tema, de preferência forneça números e dados concretos. Não fale “eu acho.”
Se for dar uma entrevista tente esvaziar as mãos. Se não tiver opção, evite ficar circulando com o papel nas mãos, evite ficar abrindo e fechando a caneta, ou qualquer objeto que esteja nas mãos.
Seja sempre solicito. “O que mais posso te ajudar??” Nunca diga que não sei, e sim diga que irá verificar os números, e que irá passar para a sua assessoria e que ela repassará estas informações para o jornalista.