Blog

Palavra do Presidente

A SRRJ e COVID-19

Olá meus amigos! Em primeiro lugar, espero que todos estejam bem. Saúde em primeiro lugar!

Realmente estão sento tempos confusos. Na verdade MUITO confusos. Esse texto será para mostrar as medidas que estamos fazendo durante esse momento de pandemia.

Apenas relembrando, com a pandemia decretada em 11 de março, e como resposta imediata, suspendemos as reuniões mensais do Clube do Reumatismo e, no dia 13 de março, divulgamos nota aos associados, laboratórios e demais membros da comunidade médica adiando nosso principal congresso, o ReumaRio. Admito que isso foi extremamente sofrido mas, sem dúvida, havia de ser feito.

No dia 14 de março foi decretado o isolamento aqui no Rio, que vigora até hoje. Estamos tentando viabilizar, ainda para o mês de abril, a realização do Clube do Reumatismo através de uma plataforma digital. Ainda não temos todos os detalhes, informaremos assim que possível.

Tivemos ainda muito trabalho para entender como deveria ser o afastamento dos nossos pacientes. Nesse ponto, a nota da SBR, em conjunto com um vídeo feito a seguir foi fundamental.

https://www.youtube.com/watch?time_continue=4&v=t4WOw4t2jsU&feature=emb_logo

Se não bastassem as confusões acima, no dia 19 de março, diante da manifestação pública do governo americano de apoio ao uso de antimaláricos no tratamento do COVID-19 passamos a fazer uma série de notas e vídeos para orientar pacientes e médicos.

  • A primeira medida da SRRJ foi divulgar em redes sociais, vídeos e entrevistas na TV, que o medicamento é seguro para os pacientes reumáticos. Sentimos que houve uma desinformação sobre a segurança de um fármaco que usamos muito.
  • Em um segundo momento passamos a atuar de forma a orientar nosso paciente sobre como conseguir o remédio, que sumiu das farmácias por desabastecimento. Novamente, usamos as redes sociais para isso. Em contato com a Secretaria Estadual de Saúde, orientamos claramente como seria o fluxo da distribuição da hidroxicloroquina pela Riofarmes, e conseguimos criar uma prioridade para cadastros de pacientes com doença reumatológicas, com o objetivo de suprir os nossos pacientes. Obtivemos informações de que não haverá desabastecimento do medicamento, e as informações foram passadas para todos os associados.
  • Mais recentemente, no dia 15 de abril, elaboramos nota orientando como conseguir hidroxicloroquina. Com uma lista de telefones e emails, além de uma parceria com a farmácia universitária da UFRJ para atendimento aos nossos pacientes.

Os reumatologistas da SRRJ, como um todo, principalmente através do whatsapp, tem se mantido atualizados, com troca de informações, artigos e opiniões. Este entendo que deve ser o nosso principal papel: informar. Seguiremos esse rumo.

Aproveito a oportunidade para divulgar a criação no nosso Instagram,

Será mais um canal de comunicação com vocês.

Mais uma vez espero que todos fiquem bem, cuidem das suas famílias, cuidem dos seu pacientes. Mas em primeiro lugar cuidem de vocês.

Grande abraço,

Dante Bianchi

Presidente da SRRJ – Biênio 2019-2020