Blog

Clássicos da Literatura

Passada as férias que consagraram os filósofos como Best-sellers, do ótimo Pondé ao questionável Cortella, acho bastante positivo o boom de relançamentos de algumas editoras, de grandes clássicos da literatura universal. Proponho então uma visita ou revisita a esses monumento de nossa literatura.


E porque ler os clássicos ?  A magia do clássico é que ele consegue descrever com muita precisão as pessoas e os sentimentos humanos. Por isso são atemporais e universais. São livros que exercem uma influência particular quando se impõe como inesquecíveis e também se ocultam nas dobras da memória, como inconsciente coletivo ou individual.
Pulando na frente, a Editora 34, colocou no mercado um vasto catálogo do melhor da literatura russa, com tradução direto do russo, com obras encantadoras e envolventes de nomes como Tolstoi, Dostoiévski, Gogol, Turguêniev, Tchekov e outros, num painel caudaloso, pouca vezes visto até aqui em nosso país.


Em caprichada edição em capa dura, a Companhia das Letras, relança parte importante da obra do grande escritor alemão, Thomas Mann, um dos maiores do século XX, Nobel de Literatura em 1929, cuja obra ficcional, infelizmente ainda é pouco conhecida entre nós, mas que traz verdadeiros totens da literatura moderna, como ¨A Montanha Mágica”, “Doutor Fausto”, “Morte em Veneza “ e “Os Buddenbrook”.


A Nova Fronteira traz às livrarias, seus Clássicos de Ouro. A primeira leva nos contempla com o adorável “Retrato do Artista Quando Jovem”, do irlandês James Joyce, considerado texto fundador do modernismo europeu. Na mesma leva, temos Bertrand Russell, Simone de Beauvoir e Albert Einstein. E vem mais por aí, já que a editora promete mais lançamentos desse nível até o final de 2017.


Mas clássico que é clássico deve abraçar toda a família, e na linha infanto-juvenil, mas que deleita qualquer adulto, a Zahar põe no mercado belas edições comentadas e ilustradas, em capa de dura, de títulos como “O Homem Invisivel”, “O Corcunda de Notre Dame”, A Volta ao Mundo em 80 Dias “, além das aventuras da Alice de Lewis Carroll e do Robin Hood de Alexandre Dumas.


Para terminar, para os mais antenados, que preferem ler em seus tablets, o que não é meu caso, os apps da vida disponibilizam gratuitamente os melhores títulos de dois dos maiores escritores de língua portuguesa: nosso “Bruxo do Cosme Velho”, Machado de Assis e do português Eça de Queiróz.
Se me permitem, abaixo alguns títulos indispensáveis:


1-      Crime e Castigo – Fiodor Dostoiévski – Editora 34
2-      Retrato do Artista Quando Jovem – James Joyce – Edit. Nova Fronteira
3-      O Homem Invisível – H.G.Wells – Edit. Zahar
4-      Pais e Filhos – Ivan Turguêniev – Edit. 34
5-      A Montanha Mágica – Thomas Mann – Edit. Cia. Das Letras
6-      Guerra e Paz – Leon Tolstói – Edit. 34
7-      Utopia – Thomas More – Autêntica Editora
8-      A Volta ao Mundo em 80 Dias – Jules Verne – Edit, Zahar
9-      Como Vejo o Mundo – Albert Einstein – Edit. Nova Fronteira
10-   Memórias de Uma Moça Bem Comportada – Simone de Beauvoir – Edit. Nova Fronteira
 
É diversão e reflexão garantida! Boa leitura!
 
 
Autor: Dr. Walkir Fernandes