Infecções e o risco incidente de Arterite de Células Gigantes: estudo de caso controle baseado em população
A Arterite de Células Gigantes (ACG) é uma vasculite sistêmica que afeta artérias de médio e grande calibre, em adultos com mais de 50 anos. Os potenciais mecanismos causadores ainda estão sendo elucidados, portanto o gatilho exato ainda é desconhecido. Entretanto, alterações no sistema imune e infecções são suspeitos do aumento da suscetibilidade, o que sugere que um agente infeccioso possa exercer esta função.
Recentemente o herpes zoster foi diretamente implicado na patogênese da ACG. Por este motivo, este estudo examinou a associação entre infecções anteriores, em particular o herpes zoster, e a incidência de ACG em uma coorte de base populacional.
Um estudo de caso-controle foi realizado utilizando um banco de dados eletrônico do Reino Unido. Casos de ACG recém diagnosticados foram identificados utilizando-se um algoritmo validado comparados com controles pareados por idade, pelo sexo e prática. Regressão logística condicional foi utilizada para examinar a relação entre qualquer infecção ou infecção por herpes zoster no desenvolvimento da ACG. Os resultados foram expressos em índices de taxa de incidência (IRRs).
Foram analisados 4.559 casos de ACG e 22.795 controles, onde foram observados que infecções antecedentes tem relação com a incidência de ACG, embora, provavelmente estas infecções tenham um menor risco global para ACG. A modesta associação observada entre herpes zoster e ACG sugere que a infecção por herpes zoster não são susceptíveis de desempenhar um papel importante na patogênese desta doença. Estes dados fornecem apoio para a hipótese que alterações imunológicas estejam associadas à suscetibilidade ACG.
Rhee RL, e cols. Ann Rheum Dis 2017; 76:1031-35
Autor: Dr. Carlos Capistrano