Blog

O risco de desenvolver Diabetes Mellitus em doentes com artrite psoriásica: um estudo coorte.

A artrite psoriásica (PsA), afeta aproximadamente 25% dos pacientes com psoríase cutânea e está fortemente relacionada à obesidade. A obesidade, particularmente o aumento da gordura visceral, está associada à resistência insulínica, hiperglicemia, dislipidemia e hipertensão arterial sistêmica, que juntos são chamados de síndrome metabólica. Estas alterações metabólicas aumentam o risco de desenvolver diabetes mellitus (DM) tipo 2.


O objetivo deste estudo foi estimar a prevalência de DM em pacientes com artrite PsA em comparação com a população geral e para avaliar se o nível de atividade da doença ao longo do tempo prediz o desenvolvimento de DM nestes pacientes. Para tal foi realizado um estudo coorte prospectivo em pacientes seguidos entre janeiro de 1978 e novembro de 2014, na clínica de PsA da Universidade de Toronto. A prevalência de DM nos pacientes foi comparada com a polução geral de Ontário, província canadense que tem Toronto como sua capital.


O resultado evidenciou uma elevação do risco de desenvolver DM de 43% dos pacientes com PsA em comparação com a população geral. Além disso, também foi relacionada uma associação entre inflamação e atividade de doença ao longo do tempo e o risco de desenvolver DM. Pacientes com maior números de articulações dolorosas e velocidade de hemossedimentação (VHS) elevada tiveram maior risco de desenvolver a doença independe de outros fatores de risco. Em contrapartida os autores sugerem que o controle da inflamação poderia reduzir o risco de DM nos pacientes com PsA.


Autor: Dr. Carlos Capistrano.