Pacientes com AR soro negativa tem mais inflamação do que pacientes com AR soro positiva em uma coorte de pacientes DMARDs-naïve classificados de acordo com os critérios de 2010 ACR/EULAR.
A identificação do fator reumatóide (FR) e dos anticorpos antiproteínas citrulinadas (ACPAs) tem levado ao reconhecimento dos subgrupos soro positivo e soro negativo na Artrite Reumatóide (AR). Esta classificação sorológica é um importante fator de diagnóstico e prognóstico na doença. Pacientes com AR soro positiva costumam ter um curso de doença mais agressivo e severo.
O objetivo deste estudo foi comparar os pacientes com AR soro positiva e soro negativa, ainda virgens de tratamento com drogas modificadoras da atividade de doença (DMARDs), classificados de acordo com os critérios do ano de 2010 do Colégio Americano de Reumatologia (ACR)/Liga Europeia Contra o Reumatismo (EULAR).
Os pacientes tinham menos de 2 anos do início dos sintomas inflamatórios e eram virgens de tratamento com DMARDs, embora com indicação de iniciar esta terapia. Os pacientes foram estratificados como soro positivos (FR positivo e/ou ACPA positivo) ou soro negativo (FR negativo e ACPA negativo) e as características da doença foram comparadas entre os grupos.
Foram incluídos 234 pacientes, sendo que 36 (15.4%) eram soro negativos. Avaliação de articulações e tendões pela ultra-sonografia, número de articulações edemaciadas, score de atividade de doença (DAS) e avaliação global pelo médico foram significativamente maiores em pacientes soro negativos em comparação com os soro positivos. O nível mais elevado de inflamação dos pacientes soro negativos podem refletir o grande número de articulações necessariamente envolvidas neste grupo de pacientes para preencher os critérios de classificação ACR/EULAR de 2010. Os autores sugerem que estes achados podem refletir uma limitação deste critério de classificação que captaria um subgrupo de pacientes soro negativos, com mais atividade inflamatória, em comparação com os critérios de 1987.
Autor: Dr. Carlos Capistrano