Posts

Blog

Palavra do Presidente

Olá Amigos,

No último dia 12 de setembro tivemos um fato muito importante para toda a reumatologia. Pela quarta vez um reumatologista entrou para a Academia Nacional de Medicina (ANM), e nada menos que Hilton Seda é o nome que nos enche de orgulho.

Fundada sob o reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, mudou de nome duas vezes, mas seu objetivo mantém-se inalterado: o de contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins.

Desde a sua fundação, seus membros se reúnem toda quinta-feira, às 18h para discutir assuntos médicos da atualidade, numa sessão aberta ao público. Esta reunião faz da Academia Nacional de Medicina a mais antiga e única entidade cultural e científica a reunir-se regular e ininterruptamente por tanto tempo.

Seda recebeu o título de membro honorário por escolha dos seus pares e por unanimidade (conforme anunciado na sessão). Esse é o mais alto título que esta instituição pode entregar, pois significa o reconhecimento de toda a sua história como médico e seu significativo papel na nossa especialidade e toda a medicina brasileira. 

Parabéns ao Dr. Hilton Seda, sua família e à Reumatologia brasileira.

Reumatologista que ingressaram na ANM:

Eméritos:
Pedro Nava - 12/08/1982

Honorários:
Roberto Antonio Carneiro - 25/10/2008
Waldemar Bianchi - 11/11/1986

Dante Bianchi
Presidente da SRRJ – Biênio 2019-2020