Blog

Palavra do Presidente

Carlos Augusto Ferreira de Andrade Presidente da SRRJ biênio 2021-2022

Prezados (as) associados (as),

FELIZ 2021 para todos nós!

É com muita satisfação que iniciamos nossas atividades da SRRJ este ano. Apesar da pandemia e de todas as péssimas consequências da mesma, já estamos iniciando o ano com a tão esperada vacinação contra a covid-19.

            Obviamente a maioria de nós está ciente de que o início da vacinação não isentará a nossa população de manter as medidas de distanciamento social, uso de máscaras e de evitarem aglomerações. Porém, devemos comemorar essa conquista e manter a esperança de enfrentar melhor a pandemia com o início da vacinação.

            Gostaria de ressaltar os DOIS principais aprendizados que esse período nos trouxe: HUMILDADE e TOLERÂNCIA. Parecem palavras simples, porém não devemos nos esquecer do significado holístico de ambas.

Apesar dos esforços dos pesquisadores do mundo todo, ainda estamos muito longe de termos certezas em relação à fisiopatologia, prevenção, diagnóstico, tratamento e prognóstico dessa doença, ou seja, nos cabe um papel de muita HUMILDADE.

Além disto, o momento atual exige que nos esforcemos muito para exercermos as mais diversas formas de TOLERÂNCIA. Tolerância com nossas famílias, parentes, amigos, colegas, chefes, alunos e subordinados. Assumo nossa culpa, pois inadvertidamente nos vimos discutindo virtualmente com colegas de forma inadequada. Independente das nossas posturas e opiniões políticas, não deveríamos aderir à situação instalada, nacional e internacionalmente, de polarização política ou mesmo científica em relação à pandemia.

No final do ano passado, nós, presidentes das regionais, fomos contatados pela representante da Diretoria de Mídias da SBR para resumirmos em uma palavra os anos de 2020 e 2021. Escolhemos as seguintes palavras: para 2020, “TOLERÂNCIA”, e, para 2021, “ESPERANÇA”.

Apesar de não haver consenso na nossa Diretoria, como presidente de uma sociedade médica da estirpe da SRRJ, ainda em dezembro/2020, nos sentimos moralmente obrigados apoiar o manifesto da Sociedade Brasileira de Infectologia em relação à ineficácia do “tratamento precoce” e utilidade das medidas de afastamento e prevenção da covid-19 (primeira participação nossa ainda em 2020).

Estamos tentando aprimorar a nossa SRRJ tanto para os associados, como para a população.

Já fizemos algumas reuniões este ano (obviamente, sempre virtuais) para tomar decisões importantes.

Em dezembro iniciamos algumas reuniões com nossa grande parceira Morgana e com nosso gentil e hábil decano, Jaime Danowski, para discutir propostas em relação ao Regimento Interno e Estatuto. Obrigado, Morgana e Jaime!

Na tarde da primeira sexta-feira útil deste ano (8/1/2021), com o apoio e mediação da nossa jovem e competente coeditora do Boletim da SRRJ, Helena Tupinambá, que é uma das responsáveis pelo Centro de Infusão do Hospital Universitário Pedro Ernesto, conversamos com as farmacêuticas da Superintendência de Assistência Farmacêutica e Insumos Estratégicos (SAFIE) da Secretaria Estadual de Saúde, discutindo aspectos como a falta do micofenolato de mofetila para dispensação na RioFarmes e demais polos, e sobre a possibilidade de uso de abatacepte subcutâneo para faixa etária pediátrica. Obrigado, Helena!

Na semana seguinte, na noite de 11/1/2021, a nossa Comissão de Mídias coordenada pela nossa querida colega e amiga Ingrid Moss reuniu-se para discutirmos aspectos como as normas para utilização do novo grupo científico de WhatsApp e a aquisição pela SRRJ de uma plataforma virtual para que possamos realizar nossas reuniões, assembleias, jornadas e cursos de forma independente. Em uma mesma reunião consegui juntar duas mães de gêmeos, que encontram tempo para nos apoiar, nossa amiga/parceira e Vice-Presidente, Carla Dionello e a própria Ingrid. Obrigado, Carla e Ingrid! Destaco que mais do que vice, Carla tem sido uma “co-presidente”!

A nossa Diretoria Científica, capitaneada pelo amigo, parceiro e ex-aluno de mestrado Marcelo Pacheco, reuniu-se em 18/1/2021 para deliberar sobre os temas das QUATRO Jornadas Virtuais que acontecerão aos sábados, com duração de oito horas. A primeira acontecerá em março (20/3/21), estreando com o tema inovador “Alterações oculares x reumatologia”. As outras Jornadas acontecerão nos dias 22/5/21, 25/9/21 e 4/12/21. Obrigado, Marcelo!

A principal jornada anual da SRRJ, o ReumaRio, excepcionalmente acontecerá em conjunto com o Encontro Rio-São Paulo, nos dias 29 a 31/7/2021. Esse evento está sendo coordenado pela Sociedade Brasileira de Reumatologia.

Não temos como deixar de agradecer ao nosso amigo e ex-aluno de graduação, Victor Verztman, que além destes predicativos e de ser o coordenador do nosso tradicional Clube do Reumatismo, gentilmente aceitou acumular com essa a função de Coordenação do Curso Preparatório para a Prova de Título de Especialista em Reumatologia, que também ocorrerá de forma virtual e promete ser um sucesso. Obrigado, Victor!

Em 19/1/21, dando continuidade a uma reunião realizada em dezembro de 2020 com representantes da indústria farmacêutica, nosso tesoureiro geral, Luiz Felipe Dipe apresentou os “pacotes de opções” para oferecer aos representantes. Destaco que o próprio Dipe idealizou o material, foi muito criativo e inovador ao elaborar esses pacotes, em um ano no qual temos muitas incertezas e no qual nossos eventos ainda serão virtuais. Obrigado, Dipe!

Antes de encerrar, gostaria de agradecer àqueles membros da nossa diretoria executiva que não citei acima, e que certamente já contribuíram e vão contribuir muito: Katia Lino (Primeira Secretária), Alessandra Pereira (Segunda Secretária), Lívia Madeira (Vice Tesoureira), José Verztman (Vice-Diretor Científico) e Luiz Eduardo de Oliveira (Diretor do Interior), bem como os outros membros da Diretoria Geral.

Realmente não podemos deixar de citar nossa emoção e de agradecermos a sorte de termos conseguido escalar essa “seleção melhor do que a brasileira, com nível do nosso Campeão do Mundo”. Incansáveis, aceitaram participar da nossa primeira reunião executiva já no feriado de São Sebastião do Rio de Janeiro, dia 20/1/21, à noite.

Enfim, apesar de todas as dificuldades, estamos animados e dispostos a cumprir nossa missão como Diretoria.

Ótima sorte para todos nós e, CUIDEM-SE!!

Carlos Augusto Ferreira de Andrade

Presidente da SRRJ biênio 2021-2022