Blog

Medicamentos

Presidente da SRRJ esclarece dúvidas e medidas sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina

Em meio ao momento atual de pandemia do COVID-19, diversas pesquisas estão sendo realizadas com o objetivo de encontrar formas mais eficazes de prevenção e de tratamento para o novo coronavírus. Apesar dos testes ainda estarem em fase inicial e não apresentarem respostas definitivas, dois medicamentos apresentaram resultados promissores: a cloroquina e a hidroxicloroquina.

Isso gerou uma grande e repentina procura por esses remédios, fazendo com seus estoques fossem esgotados em diversas farmácias. Devido à essa situação, o Dr. Dante Bianchi, presidente da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro (SRRJ), deu uma entrevista ao RJ TV no dia 25 de março, buscando tirar as dúvidas que surgiram sobre o assunto e esclarecer as medidas tomadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Na entrevista, Bianchi pontua que o primeiro informe da Anvisa, publicado no dia 20, é uma resolução que incorpora a cloroquina e a hidroxicloroquina como medicamentos de receita branca controlada. Já o segundo, publicado no dia 24, prorroga o tempo e a validade das receitas controladas, passando a ter um prazo de 60 dias.

Apesar das farmácias ainda terem que se adaptar a essas mudanças, Bianchi entende que essas medidas vão conseguir prevenir a busca desenfreada pelos medicamentos. O presidente informa também que os laboratórios já estão trabalhando para aumentar a produção e reabastecer os estoques o mais rápido possível.