Dica da Presidente
Gostaria de compartilhar com todos os colegas reumatologistas o momento único que estamos vivendo, frente a abertura de consultas públicas em nossa especialidade. Em especial a consulta pública para o Micofenolato mofetil na nefrite lúpica e o Belimumabe LES sem nefrite.
Está na hora de arregaçarmos as mangas e contribuirmos enquanto especialistas, para a inclusão de novas medicações/novas indicações, pois passado este momento, só podermos lamentar. Nossos pacientes em seus grupos já estão compartilhando e divulgando, então está na nossa hora de participar.
Não há necessidade de comentar para reumatologistas o quão importante e modificador da doença é o Micofenolato mofetil na nefrite lúpica, pois com certeza todos vivemos o drama da dificuldade de acesso deste medicamento para nossos pacientes, e está consulta pública da CONITEC irá acelerar a incorporação do medicamento no SUS. Quanto ao Belimumabe, o parecer foi desfavorável, mas como de costume, as razões para tal não foram bem elucidadas.
É neste momento de consulta pública que a sociedade civil tem a oportunidade de virar a mesa e mostrar os benefícios da incorporação destas novas indicações. Em diversas ocasiões foi exatamente neste momento que conseguimos a incorporação de novos biológicos e/ou novas indicações de biológicos, assim como a incorporação de novos exames.
Está em nossas mãos, portanto, arregacem as mangas e preencham a consulta pública. Cada uma delas toma menos de cinco minutos e nos poupará uma enormidade de tempo até que seja aberta a próxima! As consultas ficam abertas somente por 20 dias e o prazo máximo será dia 10 de outubro de 2017.
Seguem os links:
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34600 para o Micofenolato.
http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=34540 para o Belimumabe.