Reumatologia

Sobre a Reumatologia

Em primeiro lugar, o termo “reumatismo” é um termo popular consagrado para se referir a alguma das muitas doenças que podem ter manifestações no sistema músculo esquelético.

Além disso, estas doenças podem ocorrer em qualquer faixa etária, ou seja, reumatismo não é “coisa de velho”. Pelo contrário! Como já dito, atinge todas as faixas etárias incluindo recém-nascidos.

Um reumatologista é um médico especializado na subespecialidade médica chamada reumatologia. Para ser um reumatologista, o médico deve realizar um treinamento específico, seja através da residência médica ou pela realização da prova para obtenção do título de especialista pela Associação Médica Brasileira (AMB).

No Brasil, o treinamento nesse campo requer no mínimo seis anos de graduação, dois anos de residência em clínica médica e dois anos de residência na reumatologia.

Os reumatologistas são internistas qualificados por treinamento adicional de pós-graduação e experiência no diagnóstico e tratamento de artrite e outras doenças das articulações, músculos e ossos.

Os reumatologistas tratam artrite, doenças autoimunes, distúrbios da dor que afetam as articulações e osteoporose. Existem mais de 200 tipos dessas doenças, incluindo artrite reumatoide, osteoartrite, gota, lúpus, dor nas costas, osteoporose e tendinite. Algumas são doenças muito graves que podem ser difíceis de diagnosticar e tratar. Eles tratam problemas dos distúrbios dos tecidos moles relacionados aos esportes do sistema músculo-esquelético.

Talvez a principal dúvida seja sobre qual a diferença entre ortopedia e reumatologia. E para responder esse questionamento é importante perceber que, ao contrário da ortopedia, a formação do reumatologista é eminentemente clínica. Portanto, para a maioria das doenças articulares e ósseas onde o tratamento não é possível por cirurgia, o reumatologista passa a ser o profissional com melhor treinamento durante a sua formação. Logicamente, se a doença em questão tiver o seu tratamento através de cirurgia o ortopedista deve ser consultado prioritariamente.

Outro ponto que deve ser valorizado é o tempo dos sintomas. Se a dor ou o inchaço aparecer depois de um trauma, como uma torção ocasionada pela prática de esporte, o ideal é procurar um ortopedista. E, caso os sintomas sejam crônicos e acompanhados de sinais inflamatórios como dor, calor, vermelhidão e dificuldade de movimento, o reumatologista é o especialista mais indicado.

As principais doenças reumatológicas são a artrose (desgaste da cartilagem), a fibromialgia (dores pelo corpo), a osteoporose (enfraquecimento dos ossos), a artrite reumatoide (juntas inflamadas, deformações e dificuldade de movimentos) e as tendinites (inflamação dos tendões).