Retornando às Artes Marciais com o Karatê
A busca da qualidade de vida e, por conseguinte, a melhora na saúde, sempre será bem-vinda, e como falamos há muito tempo, a prática de esportes tanto para crianças quanto para adultos se faz mister. Porém é preciso escolher uma atividade que seja do gosto e apropriada para praticar. A escolha correta fará o praticante se sentir mais motivado e até mesmo colocar a preguiça de lado.
Em artigo anterior, mostramos que as artes marciais são uma ótima opção, e dedicamos o espaço de hoje aos que possuem interesse nos benefícios do Karatê para a saúde.
Os benefícios são vários e dentre eles encontramos o aumento da resistência dos ossos, da capacidade pulmonar, o fortalecimento do coração e dos vasos sanguíneos. Ajuda inclusive a quem deseja emagrecer, uma vez que em uma única sessão é possível queimar até 800 calorias.
Por ser uma atividade de grande velocidade e explosão, aumenta a resistência e a potência muscular.
Já o coração se beneficia porque como essa arte marcial é um exercício aeróbico, o rendimento cardíaco aumenta, fortalecendo-o, pois sabemos que trabalhar o fôlego é uma forma de, inclusive, combater doenças cardiovasculares.
Além da perda de peso, há também definição muscular, uma vez que a atividade exige muito trabalho físico, inclusive, dos membros inferiores.
Os braços, devido ao trabalho intenso ficam mais fortes e torneados à medida que os movimentos são realizados. O aumento da flexibilidade ajuda a evitar lesões que podem acontecer em decorrência do dia a dia.
A necessidade de estar atento à postura ajuda a prevenir problemas na coluna, e como qualquer outra arte marcial atua no sistema psicomotor; ou seja, os praticantes respondem de maneira mais imediata a um estímulo, pensando e agindo com mais eficiência e desta forma aumentando o reflexo.
O respeito e a disciplina estão presentes constantemente na sua prática, o que faz o afetivo-social ser outro benefício para seus praticantes. Como várias artes marciais, a prática do Karatê é indicada, especialmente, para crianças hiperativas, mesmo que sejam agressivas. O Karatê colabora para que a criança e o adulto tenham mais concentração, ajuda a desenvolver a coordenação motora e aumenta a autoconfiança.
Lembremos ainda de sua utilização como defesa pessoal, gerando mais segurança no dia a dia. Assim, nesses dias tão tumultuados em que vivemos, nada melhor do que unir a melhora da saúde com a integração social e a autoconfiança.
Mais uma vez ratificamos que a ordem do dia é: MEXAM-SE!!!!!
Autora: Dra. Sandra Regina Martins
Reumatologista da Sociedade de Reumatologia do Rio de Janeiro