O paciente tem que saber: “Com imunossupressores não se brinca!”
E com nenhuma medicação prescrita pelo seu médico!
Desde os remédios mais simples até as substâncias mais complexas, como os imunobiológicos e imunossupressores, no caso da Reumatologia, todos os medicamentos que são prescritos pelo seu médico podem apresentar efeitos colaterais tanto a curto quanto a longo prazo, que você pode não reconhecer.
Para saber se o remédio está sendo eficaz e não houve efeitos colaterais, é preciso voltar a consultar seu médico, e eventualmente fazer exames de controle, principalmente quando o tratamento é a longo prazo e envolve o uso contínuo de medicações.
Essa avaliação só pode ser feita pelo seu médico, que vai determinar a periodicidade das consultas e dos exames de acordo com cada caso específico, o que pode variar de uma pessoa para outra.
Renovar receita sem ser avaliado adequadamente, fazer exames e mandar para o médico sem passar por consultas e continuar tomando um remédio que aparentemente lhe “fez bem” sem voltar ao seu médico são atitudes muito prejudiciais, que podem comprometer a sua saúde e gerar riscos e complicações gravíssimas! Todo ano aumenta o número de mortes atribuídas ao uso indiscriminado de medicamentos.
Não esqueça que você também é responsável pelo seu tratamento, e junto com seu médico devem caminhar lado a lado para melhorar a sua saúde!
Autora: Dra. Ingrid Bandeira Moss
Reumatologista da SRRJ