Espondilite Anquilosante
A Espondilite Anquilosante (EA) é uma doença inflamatória crônica e sistêmica, o que significa que pode acometer não apenas o aparelho osteoarticular, mas todo o organismo. As queixas principais ocorrem na coluna e nas articulações periféricas, mas o acometimento do olho e intestino também são freqüentes.
O mecanismo pelo qual a doença age é a inflamação da entese, local onde os tendões se inserem no osso, por este motivo é comum a queixa de dor nos calcâneos. A dor inflamatória na coluna é muito característica. O paciente com esta queixa relata lombalgia e rigidez, que são piores no início do movimento e tendem a melhorar com a movimentação. Também é comum o despertar noturno, durante a madrugada, por conta desta dor. Outro relato comum é a dor nos glúteos, que pode ser de forma alternada.
É importante que o paciente procure o seu médico reumatologista para um diagnóstico e, no caso deste ser confirmado, a instituição de um tratamento com medicações e exercícios específicos. Apesar de ser uma doença crônica,o tratamento costuma tem bom resultado o que traz o retorno da qualidade de vida do paciente.