Blog

Eventos

Webinário Internacional na UFRJ tem contribuição da Reumatologia

O Programa de Pós Graduação Stricto Sensu (Mestrado e Doutorado) em Clínica Médica da Faculdade de Medicina da UFRJ organizou entre os períodos de 19 de agosto a 07 de novembro um Webinário Internacional com foco nas diferentes linhas de pesquisa em andamento.

O objetivo desta série foi promover reflexões críticas acerca dos trabalhos em construção e sedimentar as parcerias internacionais que vêm sendo articuladas. Foram 12 encontros semanais, dos quais a Reumatologia contribuiu com 4 séries. Coordenado pela Professora Mirhelen Abreu, orientadora deste programa, as atividades refletiram as colaborações que estão em construção ou em andamento em seu grupo de pesquisa.

A primeira delas contou com a colaboração do Professor Victor Montori, Professor de Medicina Interna da Mayo Clinic, líder da Knowledge and Evaluation Research (KER) Unit e da Mayo Clinic Shared Decision Making National Resource Center.

Com um debate muito interativo, a palestra versou sobre os conceitos da decisão compartilhada, seus desdobramentos práticos e suas origens. No segundo encontro, também contamos com a presença do Professor Victor Montori e com o Professor Ian Hargraves, também da Mayo Clinic. Com um formato de mesa redonda, debate versou sobre os desafios práticos e metodológicos para a decisão compartilhada na prática clínica.

Debate interativo sobre a decisão compartilhada na pesquisa e na prática clínica

O terceiro webinário ilustrou a pedra inaugural da colaboração que este grupo de pesquisa está estabelecendo com a Universidade de Hong Kong. Como pauta desta colaboração, está a construção de uma linha de pesquisa sobre carga global de doenças reumáticas, utilizando-se os sistemas de dados do DATASUS para mapeamento de trajetórias e desfechos clínicos.

A palestra foi conduzida pelo Professor Ching-Lung Cheung, epidemiologista e líder de pesquisa desta instituição. Seu tema abordou com muita elegância os desafios para a pesquisa em osteoporose nas doenças reumáticas. Apontou como discriminar os inúmeros desfechos e os potenciais fatores de confusão pertinentes as nossas doenças e como abordá-las de modo a obter resultados acurados que norteiem a nossa prática.

O quarto encontro foi com o Professor Daniel Solomon, da Universidade de Harvard. Dr Solomon brindou nossa audiência com uma brilhante exposição sobre desfechos cardiovasculares na Reumatologia. Apresentou um recorte histórico das evidências crescentes sobre o estado inflamatório crônico e aterosclerose nas doenças reumáticas. Após sua exposição, um debate profundo permitiu que a plateia interagisse com o pesquisador, com perguntas, debates e muita troca.

Através desses debates, a reumatologia contribui com a já estabelecida internacionalização do programa. Construímos um debate extenso, profundo, crítico e que contemplou as dimensões que têm sido estabelecidas em nível de linhas de pesquisa.

As aulas foram todas gravadas e autorizadas pelos palestrantes para exposição dos alunos de mestrado e doutorado da instituição. As fotos desta matéria também estão autorizadas pelos respectivos palestrantes.