Estamos discutindo sobre tuberculose …
No último dia 22 de janeiro foi realizada reunião sobre ILTB - detecção e tratamento em pessoas em uso de inibidores de TNF alfa e outros - no intuito de melhorar o atendimento na rede de atenção à saúde.
Participaram do encontro virtual Patrícia G. Moza (bióloga gerente da tuberculose), Ana Alice Bevilaqua (médica da gerência de tuberculose), Ana Paula Santos (médica do IDT UFRJ), Helena Tupinambá (reumatologista da UERJ) e Carlos Andrade (presidente da SRRJ).
Algumas das proposições da reunião foram as seguintes:
Elaborar uma nota técnica para os médicos orientando quanto a fazer um laudo separado caso o paciente não necessite de realizar o PPD.
Elaborar uma nota técnica para o fluxo de encaminhamento voltada para as atendentes que cadastram o pedido de medicamento na RioFarmes sobre aceitar esse laudo - Assistência Farmacêutica da SES.
Marcar uma reunião para esclarecer nossas preocupações com esse fluxo e propor parceria no momento de divulgação da nota sobre o fluxo e possíveis dúvidas dos Coordenadores dos Programas Municipais, estreitando assim os laços entre a farmácia e a gerência.
Realizar um Webinário no Clube do Reumatismo do dia 25 de março com uma aula da Dra. Ana Paula Santos, que ficará gravada, podendo assim disponibilizar o link por email ou nos sites das sociedades médicas envolvidas no tema.
Realizar um terceiro webinário à tarde pela SES para os coordenadores e polos da RioFarmes, aberto para todos, com data a combinar.
Otimizar o atendimento e o fluxo da detecção e tratamento de ILTB entre os nossos pacientes imunossuprimidos é fundamental.