Palavra do Presidente
Prezados (as) Associados (as),
Abril chegou trazendo muita informação!
Após a leitura do nosso primeiro Boletim virtual, vejo que acertei em cheio ao escolher a querida e competente amiga Bia Vargas para ser Editora Chefe do mesmo. Mais do que isto, acertei também ao dar “carta branca” para ela escolher um time grande e dedicado de oito co-editores composto por a mistura de pelo menos um ex-professor meu da saudosa Faculdade de Medicina da UFRJ, experiente (reumatopediatra), bem como por vários novos/novíssimos talentos da Reumatologia do Estado oriundos ou atuantes em vários dos nossos serviços: Carla Gottgtroy, Flavio Sztajnbok, Helena Tupinambá, Kelly Silva, Marina Porangaba, Matheus Vieira, Pedro Vianna e Verônica Maia. Meus parabéns a todos e meus sinceros agradecimentos pela dedicação! Aconselho fortemente a TODOS que leiam (basta visitarem nosso site) e divulguem entre colegas e alunos, independente da área de formação médica. Além da apresentação visual ter ficado ótima, o conteúdo está muito abrangente e atualizado, incluindo temas da ordem do dia como por exemplo Vacinas em Pacientes com Doenças Imunomediadas e Síndrome Inflamatória Multissistêmica Associada ao Covid-19, bem como a interpretação do valor de p (assunto essencial para compreensão dos artigos que lemos). Agradeço também ao empenho da nossa nova Assessora de Imprensa, Cris Cadime, que colaborou com nossa eterna Diretora de Mídias, Ingrid Moss, para a sucesso da elaboração e postagem do Boletim! Recebi vários elogios e só posso realmente agradecer a todos vocês!
Que venha o Boletim do próximo trimestre!
Na última quinta-feira de abril, dia 29, às 19 horas e 30 minutos, teremos nosso encontro mensal, o tradicionalíssimo Clube do Reumatismo. O formato virtual apresentado em março, com uma aula prévia seguida pela apresentação de dois casos clínicos com uma discussão profunda e objetiva, tentando resgatar a “era pré pandemia”, veio para ficar. Esperamos repetir e até superar o sucesso do Clube de março. A aula do pré-Clube será ministrada pela Professora Gecilmara Pileggi, Coordenadora da Comissão de Doenças Endêmicas e Infecciosas da Sociedade Brasileira de Reumatologia (SBR). A seguir teremos um caso da Universidade Federal Fluminense e outro do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (UFRJ). Parabéns antecipados, mais uma vez à Comissão do Clube do Reumatismo, coordenada pelo brilhante Victor Verztman!
Em maio, teremos nossa Segunda Jornada Virtual, cuja programação já está praticamente pronta. Acontecerá durante o dia todo, no penúltimo sábado do mês de maio. Desta vez nossa Diretoria Científica, coordenada pelo, Marcelo Pacheco elaborou uma programação bastante diferente com um tema desafiador e criativo: Perguntas não respondidas. Será uma Jornada inédita, tentando responder às nossas principais dúvidas criadas pelas polêmicas científicas relacionadas a diversos temas. Como sempre, os sócios quites da SRRJ terão isenção de pagamento da taxa de inscrição da Jornada. Aproveito que por acaso toquei neste “tema sensível”, ou seja, pagamento da anuidade, para relembrar que nossa anuidade está com um valor reduzido há cerca de três anos (desde a gestão anterior), de apenas 1/3 do salário mínimo regional. O vencimento seria dia 30 de abril, porém, considerando a pandemia e a proximidade da Segunda Jornada, ampliaremos para o dia 20 de maio! Relembro que teremos além desta Segunda Jornada, mais outras duas Jornadas no segundo semestre, além do ReumaRio em julho (que seria uma “Quinta” Jornada) ou seja, fica mais barato pagar a anuidade do que pagar a inscrição em duas Jornadas). Em relação ao ReumaRio, relembramos que será feito de forma conjunta com o Encontro Rio-São Paulo que é um evento da SBR. Ocorrerá de forma virtual de 29 a 31 de julho, sendo que o Encontro Rio-São Paulo propriamente dito acontecerá no dia 29 e manhã do dia 30 e o ReumaRio acontecerá na tarde do dia 30 e no dia 31 de julho. Nossa Diretoria Científica já elaborou a programação preliminar, cujos temas serão dor crônica e vasculites.
Acho que nunca é demais relembrar a todos que ao fortalecermos a SRRJ, com uma participação e adesão de muitos sócios, estamos fortalecendo a Reumatologia do nosso Estado. Divulgando entre pacientes e colegas médicos e outros profissionais de sáude que somos importantes, nos tornando mais conhecidos e talvez até, indiretamente, obtendo retorno financeiro indireto consequente a esta divulgação. Por isso, nossa meta é ampliar não só a adimplência, bem como o número de sócios. A pagar a anuidade da SRRJ, estamos nos fortalecendo. Além disso, para quem faz “livro-caixa” para declaração do imposto de renda, é possível abater este valor e reduzir o que é pago na declaração.
Encerro novamente, repetindo o mantra dos dois principais aprendizados decorrentes da pandemia: HUMILDADE e TOLERÂNCIA, que devem nos nortear no futuro, independente da tão desejada “volta ao normal”.
Ótima final de abril para todos! CUIDEM-SE!