Blog

Variedade

O Verão da Filosofia

O Verão, trazendo consigo os presentes de Natal e as férias, é a estação propícia para a leitura e para os “modismos literários“. Do Bruxinho de Hogwarts, passando pelos Vampiros Adolescentes e desembocando nos inúmeros tons de Cinza, todos já “bombaram” as vendas de suas editoras e previsivelmente, foram fazer sucesso no cinema.

O que não era previsível foi o grande sucesso do ultimo verão: sim ela, a boa, velha e quase sempre mal interpretada Filosofia. Impulsionados pelas mídias sociais, onde tem uma vasta legião de seguidores, uma série de bons pensadores, “botaram suas retóricas na rua” e se tornaram sucesso entre os livros de não-ficção, com milhões deles vendidos e no youtube. Nomes como o ótimo Luiz Felipe Pondé, o professor Olavo de Carvalho (talvez o maior pensador brasileiro contemporâneo), e de professores universitários e intelectuais com respeitável currículo, como Clovis de Barros Filho, Leandro Karnal e Mário Sérgio Cortella, veem fazendo a cabeça dos jovens, com o complexo desafio de transformar as ideias de Sócrates, Platão e Nietzsche em pílulas de conhecimento para milhões.

E eles têm cumprido essa missão muito bem, lançando diversos e interessantes títulos e lotando auditórios com palestras sobre ética, felicidade, morte e religiosidade. Democratizando o conhecimento filosófico, dando um tratamento “pop” a temas tão relevantes, que compõe um mosaico do pensamento ocidental, eles surpreendem ao mostrar que a Filosofia, apesar de inquietante, pode ser algo simples, mesmo para quem nunca ouviu falar em Aristóteles, Kant ou Wittgenstein. Mas afinal, qual é a importância da Filosofia em tempos bicudos como os atuais? Thomas Nagel nos apresenta uma brilhante reflexão: “A Filosofia é diferente da ciência, por não se basear em experimentos ou na observação, mas no pensamento. E diferentemente da matemática, não possui métodos formais de prova. A Filosofia é feita simplesmente por meio de questionamento, da apresentação de ideias e da busca de argumentos possíveis contra elas, e da pergunta sobre como nossos conceitos realmente funcionam.”

Essa é exatamente a pertinência do estudo filosófico nos dias de hoje, nos levar a refletir sobre tudo, a questionar, a debater e até quem sabe oferecer soluções. Que o atual boom da Filosofia, não seja apenas mais um modismo de verão, e que leve os recém interessados a se aprofundar um pouco mais no fascinante mundo do Pensamento Ocidental, passeando através da Lógica Aristotélica, do Niilismo de Nietzsche, da Consciência Moral de Santo Agostinho, de conceitos como Metafísica, Determinismo, Dualismo ou Empirismo. E que tenhamos outros verões profícuos, que nos façam pensar mais e questionar mais.

Não podia terminar sem deixar de dar algumas modestas dicas de leitura:

  1. Filosofia Para Corajosos: Pense Com A Própria Cabeça – Luiz Felipe Pondé – Edit. Planeta do Brasil
  2. A Era do Ressentimento – Luiz Felipe Pondé – Edit.Leya
  3. Assim Falava Zaratrustra – Friedrich Nietzsche – Edit. Nova Fronteira
  4. A Metafísica dos Costumes – Immanuel Kant – Edit. Edipro
  5. O Apetite do Bem e A Vontade – São Tomas de Aquino – Edit.Edipro
  6. Discurso Sobre o Método – Rene Descartes – Edipro
  7. Filosofia Pr[atica: Ética, Vida Cotidiana, Vida Virtual – Márcia Tiburi – Edit. Record
  8. Textos Básicos de Filoosofia: Dos Pré-Socráticos a Wittgenstein – Danilo Marcondes – Edit.Zahar
  9. O Dever de Insultar – Olavo de Carvalho – Edit. Vida Editorial
  10. Porque Fazemos o Que Fazemos ? – Mario Sergio Cortella – Edit. Planeta do Brasil
     
    Autor: Dr. Walkir Fernandes