Blog

Exames e Tratamentos

Gota

A Gota é a doença microcristalina mais frequente, e teve voltada a atenção para as novidades pertinentes ao seu tratamento. Recém aprovado para a comercialização na Europa, o Febuxostat, um novo e potente inibidor da ABCG2, comprovou o seu rápido efeito em estudos europeus apresentados por dr Alexandre So, de Genebra, já portanto incorporados aos protocolos europeus para tratamento de Gota.

Porém, o mais recente uricosúrico, o Lesinurad (Zurampic), do laboratório Grunnenthal ainda não foi aprovado pela Agencia Europeia de Medicamentos e ainda não esta aprovado para uso no continente, embora bastante promissor.


Como já discutido em diversos eventos anteriores, dr Alexandre So reforçou a baixa eficácia de dietas restritivas de Purinas como método eficaz de diminuição dos níveis séricos de ácido úrico e mostrou o efeito benéfico da restrição de sódio da dieta.


Dr. So reforçou a necessidade de uma meta ou alvo para o controle da doença, que seria 6 mg/ml de uricemia. Ele também mencionou que níveis abaixo de 3 podem ter efeitos deletérios em certas funções neurologias.


Dr. So sugeriu a introdução gradativa de Alopurinol, iniciando-se com dose baixa de 100 mg/dia e a progressão ate 300 mg/dia, diferentemente do que já postulado anteriormente, pois parece que a introdução de doses elevadas de Alopurinol podem precipitar crises agudas.

Em pacientes refratários a Colchicina e AINHS, escolhidos dentre o perfil de cada paciente, e não mais um AINH Droga ouro como anteriormente, curtos períodos de corticoesteróides orais (0,5 mg/kg/dia por período de ate uma semana) ou mesmo corticoides parenterais (IM ou Intraarticular), podem ser utilizados. Em casos críticos, pode ser utilizado também por curto período, o inibidor de Interleucina 1.


Aguardamos a chegada destas novas drogas no Brasil, ainda sem data de entrada no mercado.


Autora: Dra. Selma Merenlender