Blog

Arte Suave

Caríssimos, continuando nossa viagem pelos esportes, neste artigo resolvi falar de um esporte que tem colocado os atletas brasileiros entre os melhores do mundo, o Brazilian Jiu-Jítsu (BJJ).


Se seu filho, filha ou netos já pediram para serem matriculados em uma academia de jiu-jítsu e o colega ficou na dúvida por achar que se trata de um esporte violento, está muito enganado.


Provavelmente, por fazer confusão entre o jiu-jítsu e o MMA¹, este sim uma mistura de todas as artes marciais e por vezes agressivo, enquanto aquele, a tradução do nomes já nos remete a sua filosofia, JIU-JÍTSU = ARTE SUAVE.
O Jiu-Jítsu é uma arte científica de luta, assim é considerada a mais perfeita e completa forma de defesa pessoal e por esta razão vai muito além, proporciona o bem-estar para todas as pessoas, unindo a visão educacional à necessidade de se obter saúde de qualidade.


A prática do jiu-jítsu promove benefícios como a força, a agilidade, a coordenação, o respeito, a confiança, o conhecimento sobre seu próprio corpo, entre outros. No que diz respeito ao desenvolvimento do aluno, os benefícios estão diretamente ligados ao desenvolvimento motor, cognitivo e afetivo-social.


O raciocínio a todo instante é aplicado na prática do jiu-jítsu, podemos afirmar que o jiu-jitsu é o xadrez jogado de kimono sobre o tatame
Onde há um tatame, há uma família, assim a visão educacional do jiu-jítsu prepara seus praticantes para a vida, com lições de cidadania associadas ao lazer.


A partir desta visão educacional, o jiu-jítsu torna seus praticantes (crianças e adultos) aptos para o enfrentamento do dia a dia, ensina até mesmo como entender e contornar o medo, inerente e necessário ao ser humano, pois caso este não existisse veríamos pessoas pulando de prédios a todo instante.
O aprendizado do jiu-jítsu vai muito além do tatame, atinge a vida pessoal, escolar e profissional de seus praticantes.
Distante de quaisquer exageros, o jiu-jítsu, hoje, é uma das grandes ferramentas de transformação e inclusão social, por ser cem por cento educador.


Enfim, o jiu-jítusu além de ser um esporte fascinante e desafiador é a mais eficiente forma de defesa pessoal, com enorme poder educacional tanto para homens quanto para mulheres.
Lembrem-se, a ordem do dia sempre será MEXAM-SE…
Não deseja correr?
Experimente, então, colocar um kimono…
Você só muda, após se desafiar…
As artes marciais mistas (AMM), mais conhecidas pela sigla MMA (do inglês: mixed martial arts).


Autora: Dra. Sandra Martins