O CrossFit e sua trajetória
Greg passou por diversas academias quando jovem, mas nunca gostou dos métodos de ensino praticados nestes estabelecimentos.
Com o tempo, Greg percebeu que somando o uso de halteres, barras e kettlebells, conseguia melhores resultados em seus exercícios do que apenas com o uso do corpo.
Praticando diversas modalidades esportivas, percebeu que muitos poderiam ser melhores que ele em uma atividade específica, mas não em todas combinadas (bicicleta, levantamento de peso e ginástica).
A busca por exercícios que o ajudassem a recuperar sua força fez com que Greg passasse, em sua juventude, por 7 academias diferentes. Motivado pela insatisfação com estes estabelecimentos, começou a desenvolver séries de exercícios que seriam, mais tarde, os princípios do CrossFit.
É um programa de treinamento de força e condicionamento físico geral baseado em movimentos funcionais, feitos em alta intensidade e constantemente variados.
Normalmente esses movimentos se enquadram em três modalidades: levantamento de peso olímpico, ginástica olímpica e condicionamento metabólico ou cardiovascular.
Atualmente é o método de treinamento que mais cresce no mundo, por proporcionar a mais completa adaptação fisiológica possível ao seu praticante, independente da idade ou nível físico.
Treinando CrossFit, busca-se desenvolver e melhorar todas as nossas capacidades físicas, são elas: resistência cardiovascular (respiratória), resistência muscular, força, flexibilidade, precisão, potência, agilidade, equilíbrio, coordenação e velocidade.
Em um treino típico, atletas e praticantes irão fazer um aquecimento, a prática de uma técnica ou segmento de treinamento de força e depois o WOD (workout of the day), ou treino do dia.
A montagem do WOD muda de dia para dia, mas tipicamente inclui uma mistura de exercícios funcionais feitos em alta intensidade por um período que geralmente varia entre 5 a 20 minutos.
O principal equipamento para a sua prática é o nosso próprio corpo, onde são utilizadas técnicas e equipamentos específicos como barras e anilhas olímpicas, kettlebells, pesos livres, cordas, caixas, bolas, pneus, argolas, elásticos e correntes, entre outros.
Crucial no CrossFit também é o fato de que é o Esporte do Fitness – o método tenta promover a camaradagem natural, competição saudável e a diversão do esporte, ao manter tempos, marcações e definir regras e padrões de performance, que podem variar de WOD para WOD.
Por meio de um programa único de treinamento baseado em movimentos naturais, funcionais e sempre variados, o CrossFit garante um treino completo, diferenciado, desafiador e altamente eficiente, tanto mentalmente como esteticamente, e para toda nossa saúde em geral.
Desta forma, é fácil perceber que a cada dia surgem mais opções, a fim de que possamos manter nossa saúde física e mental em alta qualidade.
A cada newsletter fica mais ratificada a ordem do dia para todos: MEXAM-SE!!!!!
Autora: Dra. Sandra Regina Martins
Reumatologista da SRRJ
[/fusion_text]