Blog

Os Perigos do Sedentarismo

Caríssimos!

Nossa querida presidente Selma Merenlender me incumbiu de falar sobre eventos desportivos no Rio de Janeiro.

Nesse primeiro encontro, falarei um pouco a respeito da importância da atividade física como um dos garantidores de uma saúde perfeita.

Sei que todos estamos cansados de saber disso, porém é interessante apresentarmos alguns detalhes.

A prática de atividade física sempre esteve ligada à imagem de pessoas saudáveis.

Assim, entende-se que atividade física é um conjunto de ações que um indivíduo ou grupo de pessoas pratica envolvendo gasto de energia e alterações no organismo.

O sedentarismo no Brasil vem se transformando em um grave problema de saúde, fazendo com que as pessoas gastem menos calorias que há 100 anos.

Este novo inimigo da saúde já afeta 70% da população brasileira, mais do que a obesidade, a hipertensão, o tabagismo, o diabetes e o colesterol alto.

Como na maioria dos países em desenvolvimento, no Brasil mais de 60% dos adultos que vivem em áreas urbanas não praticam um nível satisfatório de atividade física.

Dentre os motivos que ocasionam esse nível insatisfatório estão a longa jornada de trabalho e o movimento pendular, casa/trabalho e trabalho/casa, além dos jogos de videogames, uso de computadores e a inseparável televisão.

É fundamental que os vilões do sedentarismo sejam derrotados, a fim de que prevaleça a qualidade de vida; ou seja, a prática regular de exercícios físicos gera benefícios que se manifestam em todo o organismo.

Abandonar a vida sedentária significa proporcionar auxílio na prevenção e controle de doenças, sendo importante para a redução da mortalidade associada a elas.

Na verdade, uma pequena mudança nos hábitos do dia a dia conseguirá provocar uma grande melhora na saúde e na qualidade de vida, reduzindo a ansiedade, o estresse, além de cooperar no combate à depressão, outro vilão da era contemporânea.

O grande e decisivo passo a ser dado para um futuro saudável está no abandono do sedentarismo, que pode ser conseguido com o simples aproveitamento de atividades cotidianas, tais como subir escadas, sair para dançar, praticar atividades como jardinagem, lavagem do carro e tantas outras.

Então?

A ordem do dia para todos é MEXAM-SE!!

Autora: Dra. Sandra Regina Martins