Palavra da Presidente
Selma Merenlender
E terminada a Jornada Rio São Paulo de Reumatologia, ficou o gostinho de “quero mais”. Estrondoso sucesso de público, com 538 inscritos, a Jornada trouxe a voga um tema com o qual a maioria dos Reumatologistas não estava familiarizada, a difícil transição da Infância para vida adulta. Reuniram-se Reumatologistas pediátricos e Reumatologistas que atendem adolescentes e adultos, para uma troca de experiências que vai ficar na memória. Não só pelo tema inovador, mas pelo ambiente acolhedor e debates inteligentes que ocorreram durante o evento. E o melhor de tudo – não passou... Continua disponível para vermos a qualquer hora pelo canal do YOUTUBE da SRRJ. Basta acessar e rever os melhores momentos. O Hotel Prodigy, uma localização privilegiada, com uma vista inesquecível, que dispensou os inconvenientes do transporte pois está localizado dentro do aeroporto Santos Dumont. A festa de encerramento, memorável apresentação do Banda do Bloco Sargento Pimenta. Uma confraternização histórica de diversas gerações da Reumatologia, em um local também inesquecível, o Iate Clube do Rio de Janeiro. Dançamos todos até literalmente acabar o último acorde. Perfeita integração do Rio de Janeiro com São Paulo! E daí veio um vazio no estômago..... e quando será o próximo evento?
Então no início de maio, tivemos a Jornada Serrana de Reumatologia, na qual contamos com a ilustre presença do Dr. Jose Alexandre Mendonça, que ministrou um curso impecável de Ultrassonografia aplicada a Reumatologia, com a presença de palestrantes não Reumatologistas, como Dr. Luis Eduardo Faria, Dra. Ana Carina Gamboa, e nossas incansáveis heroínas Ingrid Moss, Daiana Furtado, e Elisa Mello. E por fim, mais uma festa em família, que deixou a todos exaustos e felizes. Sem falar o quão agradável foi estarmos com nossas famílias por perto, de podermos compartilhar as refeições com todos. E ficou mais uma vez o gostinho de “quero mais”, pois os debates da sexta à noite, não estão encerrados. Já estamos organizando Fóruns para os assuntos inacabados de Vacinação, Biológicos e Biossimilares.
E no final de maio, o I EREM, Primeiro Encontro de Reumatologia para Estudantes de Medicina, que tem por finalidade cativar estudantes para a nossa especialidade, encantando– os com os meandros das doenças, com a presença de nosso grande mestre Professor Hilton Seda, e representantes de todos os serviços do Rio de Janeiro.
E por fim, aquela água na boca já chegando, o REUMARIO 2017, que este ano estará em formato de preceptoria em parceria com a Universidade Johns Hopkins, dois dias intensos de imersão e discussão de temas variados, desde Autoimunidade até Tecnologia de informação em Saúde. Dr Clifton Binghan e equipe já confirmaram a presença, e o programa está imperdível!
See you in RIO!