Pesquisa elementar no campo das vasculites no Brasil
Caros colegas reumatologistas,
A SRRJ tem o prazer de vos convidar para participar de uma pesquisa elementar no campo das vasculites no Brasil. Muito pouco se sabe sobre a epidemiologia brasileira destas doenças tão raras, e a arterite de Takayasu não é uma exceção.Neste sentido, os pesquisadores Matheus Vieira e Alexandre Wagner de Souza estão promovendo, através da EPM-UNIFESP, um estudo que finalmente nos dará o primeiro dado de prevalência da arterite de Takayasu no Brasil.
A escolha da cidade do Rio não fora ao acaso, sendo motivada, dentre outros fatores, pela força e união dos reumatologistas cariocas. Em paralelo, os milhões de habitantes da cidade possibilitarão não só um denominador comum representativo da população brasileira, como fará do estudo o de maior base populacional relatado na literatura.
Para tal, divulgamos abaixo o link para que todos os colegas que acompanham pacientes com Takayasu possam colaborar com o preenchimento de um breve questionário. Os dados de interesse são bem simples: data de nascimento, sexo, etnia, critério diagnóstico/classificatório utilizado, data de início dos sintomas, data do diagnóstico. Em menos de 5 minutos a colaboração estará feita! Estes pacientes devem morar na cidade do Rio, e seu acompanhamento pode ser tanto na rede pública quanto privada.
https://redcap.epm.br/surveys/?s=RFCKMWT8TT
E ainda há um bônus: todos aqueles que contribuírem com casos terão seus nomes publicados como colaboradores da pesquisa no artigo original!
Qualquer dúvida que tiverem, não hesitem em contactar o Matheus através do email: matheusvieira91@gmail.com
Esperamos contar com a colaboração de todos para que a ciência avance no Rio e no Brasil!
Até breve,
Dante Bianchi
Presidente da SRRJ biênio 2019-2020